ZUMBIDO NO OUVIDO PODE SER UM PROBLEMA GRAVE?


O zumbido é uma condição que afeta muitas pessoas, causando desconforto e prejudicando a qualidade de vida. Porém, nem sempre é possível resolver com rapidez esse problema, pois suas causas são variadas, sendo necessário buscar atendimento com diferentes especialistas.

Por isso, para saber se o zumbido no ouvido pode ser um problema grave é preciso, antes de qualquer coisa, identificar a sua origem. Mas independente disso, é um sintoma que pode prejudicar muito, inclusive, a saúde mental das pessoas.

Portanto, é essencial que as pessoas acometidas pelo zumbido no ouvido busquem ajuda médica o quanto antes. Além disso, esse barulho que pode ser irritante a muitas pessoas também é chamado de tinnitus.

E para quem está na dúvida, trata-se de uma percepção sonora incômoda, assemelhando-se a sons de estalos, cliques, chiados, apitos e até mesmo parecidos com barulho de uma cachoeira ou de uma cigarra. Também podem ser bem leves ou mais intensos.

Há pessoas que ouvem o zumbido no ouvido só quando estão no silêncio. Mas há quem ouve o barulho de forma tão intensa que o acompanha ao longo de todo o dia. Além disso, o zumbido pode persistir durante anos, tornando-se de modo gradativo mais alto e frequente.

Causas do zumbido no ouvido

Conforme levantamento da Associação Americana de Zumbido, estima-se que 20% dos indivíduos, em todo o mundo, convivem com o zumbido no ouvido, sendo que a porcentagem aumenta para 25% depois dos 70 anos. Quanto às causas, como foi dito, são variadas.

Mesmo assim, é possível indicar que, entre as principais razões, estão os danos causados ao ouvido, em especial, por hábitos como o de ouvir música muito alta, inclusive, com fones de ouvido. O mesmo acontece devido aos ruídos, como no ambiente de trabalho.

Porém, infecções do ouvido, traumatismos na cabeça e intoxicação por remédios são alguns dos demais motivos. Até mesmo o envelhecimento pode levar ao zumbido. Isso porque com o passar dos anos a pessoa pode sofrer perda auditiva, sendo esse fator associado ao aparecimento do zumbido.

De qualquer forma, independente da causa, o mecanismo para o seu surgimento é semelhante. Os fatores de risco para o problema, ao menos os fatores fisiológicos, levam a falhas na vascularização do ouvido, deixando a passagem de sangue insuficiente.

Com isso, as células têm acesso a uma menor quantidade de oxigênio e são nutridas de modo inadequado. Isso acaba por atrapalhar o metabolismo da região. Já a depressão, outra causa do zumbido, é explicada por conta das alterações que provoca nos neurotransmissores.

Outras razões para o zumbido no ouvido são:

Cera acumulada no ouvido

O acúmulo excessivo de cera nos ouvidos, o chamado cerúmen, atrapalha o trabalho das células auditivas, podendo levar ao zumbido. Esse acúmulo pode acontecer devido ao uso do cotonete e ao próprio envelhecimento, quando a produção de cera é maior.

Alterações na anatomia do ouvido, com as quais a pessoa já nasce ou adquire por causa de infecções frequentes de ouvido e traumas são outras causas do cerúmen.

Uso de medicamentos

Alguns remédios são considerados tóxicos para o ouvido, entre eles, os que possuem ácido acetilsalicílico, como o AAS, além de anti-inflamatórios, quimioterápicos, antibióticos e diuréticos. Isso porque eles prejudicam a irrigação sanguínea no ouvido.

Doenças cardiovasculares

Arteriosclerose, AVC e hipertensão são doenças cardiovasculares que podem levar ao zumbido no ouvido. Elas também atrapalham a irrigação dos vasos sanguíneos do ouvido.

Dores no pescoço

Pessoas que sofrem de dor cervical, na região do pescoço, principalmente, quando causadas por ansiedade e tensão, podem provocar o zumbido no ouvido. Isso acontece porque essa dor libera substâncias estimulantes para atenuar o problema.

Por outro lado, essas mesmas substâncias estimulam as vias auditivas, o que pode desencadear o zumbido.

Diabetes

O elevado nível de insulina é mais uma das causas do zumbido no ouvido. A explicação é que o diabetes prejudica os estímulos elétricos das vias neurais, que são responsáveis por enviar as informações do ouvido para o cérebro.

Outros problemas de saúde:

•  Inflamações no ouvido, como labirintite;

•  Tumores no cérebro ou no ouvido;

•  Distúrbios no metabolismo, entre eles, colesterol alto e alterações da glicemia;

•  Alterações hormonais, como os distúrbios da tireoide;

•  Alterações na articulação temporomandibular – ATM.

Café

Essa bebida apreciada por tantas pessoas também pode estar associada com o zumbido no ouvido. Afinal, o café é estimulante, por conta da cafeína e, por isso, aumenta a intensidade da atividade das células auditivas.

Isso pode causar a lesão das células e, por consequência, o sintoma. Vale lembrar que muitos chás, como o verde e o preto, também possuem cafeína.

Depressão e ansiedade

Essa doença pode provocar o zumbido porque alterar os níveis dos neurotransmissores responsáveis pela audição e as estruturas ao redor dos ouvidos. Por consequência, pode haver espasmos nos músculos do ouvido e mesmo a pulsação dos seus vasos sanguíneos.

O mesmo pode acontecer com quem sofre de algum distúrbio de ansiedade.

Como tratar zumbido no ouvido 

Quando o zumbido no ouvido é provocado pela perda auditiva, o problema acontece porque o sistema responsável pela audição procura compensar a falta de estímulo auditivo com o zumbido. Já para saber o melhor tratamento para o problema é preciso consultar um médico.

Os aparelhos auditivos são um dos tratamentos quando a razão do zumbido é algum grau de surdez. Nesse caso, os dispositivos funcionam com o que se chama de terapia sonora individualizada.

Ela consiste em permitir ao paciente optar por sons pré-definidos, bem como por alguns sons de natureza para aliviar os incômodos do zumbido. Esse tratamento tem o objetivo de fornecer sons adicionais para o ouvido se focar e o barulho irritante ser menos perceptível.

Além disso, o cérebro consegue reclassificar o som do zumbido como um som sem importância, podendo assim se misturar ao fundo.

Conforme a causa do zumbido no ouvido, há outros tratamentos, entre eles:

•  Terapia de som, com a emissão de ruídos brancos para reduzir a percepção do zumbido;

•  Ansiolíticos ou antidepressivos em casos de depressão e ansiedade;

•  Remédios vasodilatadores para aumentar a circulação sanguínea do ouvido;

•  Tratamento das doenças que estão causando o zumbido;

•  Reduzir o consumo de bebidas com cafeína.



Mais de Centro Auditivo Viver


  • A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO DA FAMÍLIA PARA UMA BOA ADAPTAÇÃO DA PRÓTESE AUDITIVA
    O uso de um aparelho auditivo tem como finalidade primária a amplificação sonora, da forma mais adequada e satisfatória possível. Esta amplificação não se restringe aos sinais de fala, mas […]


  • Crianças e Aparelhos Auditivos Infantis – Cuidados NecessáriosCrianças e Aparelhos Auditivos Infantis – Cuidados Necessários
    Mesmo crianças podem apresentar perda auditiva e terem que começar a usar aparelhos auditivos. Quando se toca neste assunto, é preciso estar ainda mais atento aos cuidados necessários. […]


  • De que lado veio esse som?
    Uma das principais queixas de quem tem perda auditiva (mesmo aquelas de grau leve), é acompanhar o diálogo em ambientes ruidosos e a capacidade reduzida de localização sonora (saber de que […]


  • A Importância do Aparelho Auditivo para IdososA Importância do Aparelho Auditivo para Idosos
    Muitas pesquisas realizadas em diferentes países mostram como ainda, hoje em dia, existe uma grande resistência dos idosos na hora de aderir ao uso do aparelho auditivo. As razões para […]


  • Rolha de Cera – Causas, Tratamento e Prevenção
    Uma pergunta muito frequente dos pacientes durante a avaliação, é sobre o tema: cera no ouvido. Há aqueles que nem sabem sobre o assunto, mas há aqueles que sabem e dão um “jeitinho” de […]


  • Treinamento auditivo x benefícios dos seus aparelhos auditivos
    Durante uma experiência ou logo após a adaptação de seus novos aparelhos auditivos, pode ser que você estranhe ou apresente dificuldades em se acostumar com esse novo mundo sonoro. Sons […]


  • Posso usar aparelho auditivo o dia todo? Meu ouvido não vai ficar preguiçoso?Posso usar aparelho auditivo o dia todo? Meu ouvido não vai ficar preguiçoso?
    Muitas pessoas precisam usar um aparelho auditivo ao longo de todo o dia para garantir a qualidade de vida e bem-estar. Caso contrário, podem não conseguir escutar alguns sons, o que vai […]


  • PERDA AUDITIVA NA FASE ADULTA: UM PROBLEMA INVISÍVEL?
    Considere estes fatos: Dados do Censo Demográfico 2010 divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostram que 45,6 milhões de brasileiros ou 23,9% da […]


  • PERDA AUDITIVA: PRECISO UTILIZAR APARELHO AUDITIVO?
    Engana-se quem pensa que apenas indivíduos de idade avançada precisam de aparelho auditivo. Hoje em dia, pessoas de todas as idades podem necessitar do dispositivo. Embora sejam vários os […]


  • APARELHO AUDITIVO: MENOR É MELHOR?
    Um dos grandes desafios de muitas pessoas que precisam usar aparelhos auditivos é perder a vergonha de serem vistos com eles. Embora isso não seja razão para evitar a utilização do […]


  • Posso utilizar aparelho auditivo quando estiver chovendo?Posso utilizar aparelho auditivo quando estiver chovendo?
    Independente da cidade onde você mora, mais cedo ou mais tarde, com exceção de algumas regiões, é possível que a pessoa que usa um dispositivo para ouvir melhor tenha a seguinte dúvida: […]


  • QUAL É O MELHOR MODELO DE APARELHO AUDITIVO?
    Nos últimos anos, os modelos de aparelhos auditivos evoluíram, de maneira que, hoje em dia, seja possível encontrar produtos bastante modernos, eficientes e discretos. Além da função […]


  • O Auxílio do Fonoaudiólogo para Perda AuditivaO Auxílio do Fonoaudiólogo para Perda Auditiva
    Um dos principais profissionais da saúde quando o assunto é perda auditiva é o fonoaudiólogo, profissional que vai contribuir de forma decisiva para a qualidade de vida do paciente com […]


  • O QUE VOCÊ SABE SOBRE SAÚDE AUDITIVA?
    A falta de informação sobre saúde auditiva é um problema no Brasil. Você já recebeu, alguma vez, informação sobre saúde auditiva ou perda auditiva? Você já participou de alguma palestra […]


  • ONDE OBTER O MELHOR APARELHO AUDITIVO?
    Aparelhos auditivos são produtos que podem ser imprescindíveis em diferentes situações, por motivos variados e por pessoas de todas as idades. Hoje em dia, existe uma ampla oferta de […]


  • Sensibilidade a sons?
    Você se incomoda com sons que outras pessoas mal percebem? Isso é mais comum do que se imagina! Alguns se incomodam com sons repetidos, mesmo que eles sejam baixos, como a mastigação, […]


  • Quanto tempo dura um aparelho auditivo?
    Depois que as pessoas começam a usar aparelhos auditivos por causa de um determinado grau de surdez, o mais comum é que o dispositivo faça parte das suas vidas a partir de então. Além […]


  • APARELHOS AUDITIVOS – QUAIS OS PREÇOS MÉDIOS E VANTAGENS DE CADA MODELO?
    Seja por conta de danos à audição, seja devido à idade avançada ou mesmo em decorrência de acidentes e doenças infecciosa ocorridas ao longo da vida, muitas pessoas precisam usar um […]


  • USO DE APARELHOS AUDITIVOS NO ALÍVIO DO ZUMBIDO
    Chiado da panela de pressão dentro cabeça? Som da cigarra no ouvido? Que Barulho é esse??? É zumbido!!Ele pode ser um chiado ou apito, constante ou intermitente, alto ou baixo, incomodar […]


  • EM 2017, EU QUERO OUVIR!
    Você já não ouve como antes, as pessoas precisam repetir o que disseram diversas vezes até que você entenda, você fica deslocado quando está com um grupo de pessoas e fica sem graça de […]


  • APRESENTAÇÃO
    Bem-vindo ao Não precisa gritar! Você está com dificuldade de ouvir? Tem alguma pessoa de idade na família que tem perda de audição? Você está confuso sobre como lidar com esse problema […]


  • O uso de aparelhos auditivos melhora o zumbido?O uso de aparelhos auditivos melhora o zumbido?
    Ao contrário do que se pode imaginar, a perda auditiva não afeta somente as pessoas idosas, embora seja bastante comum ocorrer redução da audição na terceira idade. A verdade é que existem […]


  • Crianças tem Zumbido ?
    Assim como a perda auditiva, zumbido também é um assunto que muitos julgam pertencer somente ao público adulto/idoso. Mas para a surpresa de todos, crianças também podem sofrer disso e de […]


  • Aparelhos AuditivosComo funcionam os aparelhos auditivos?
    Você sabe que os aparelhos auditivos são instrumentos muito eficientes no auxílio de uma melhor audição, mais clara e alta, não é mesmo? Hoje em dia, é possível encontrar uma grande oferta […]


  • Quanto tempo leva para se adaptar aos aparelhos auditivos?
    Por mais que os aparelhos auditivos ofereçam uma série de melhorias para a qualidade de vida e bem-estar dos seus usuários, é normal que demore um tempo para a pessoa sentirem-se 100% […]


  • COMO SABER SE PRECISO DE UM APARELHO AUDITIVO?
    A audição, de modo semelhante aos demais sentidos, com o passar do tempo, se desgasta, perdendo a sua eficiência. Dessa maneira, assim como muitas pessoas precisam começar a usar óculos em […]


  • FGTS Poderá ser Utilizado na Aquisição de Aparelhos Auditivos
    Em algumas situações, o valor de um aparelho auditivo de qualidade pode sair mais do que o esperado ou do que o orçamento permite custear. Mas saiba que o FGTS – Fundo de Garantia por […]