Tímpano perfurado: O que é, causas, sintomas e tratamentos


 

Tímpano perfurado consiste em uma irregularidade no tecido fino que separa o canal auditivo do ouvido médio. Essa condição pode levar a complicações como infecções do ouvido médio e perda auditiva.

Há casos em que essas perfurações podem exigir cirurgia para reparar os danos ao tímpano. Mas normalmente, apenas seguindo as orientações médicas para proteger o ouvido, o organismo é capaz de curar o tímpano rompido.

 

Tímpano perfurado e a perda auditiva

A surdez ou perda auditiva ocorre quando o cérebro não recebe informações sonoras suficientes dos ouvidos.

A orelha é dividida em 3 partes:

  • A orelha externa, incluindo a parte visível da orelha e o canal auditivo;
  • O ouvido médio, constituído pelo tímpano e os 3 ossos ligados a ele;
  • E o ouvido interno, que é o órgão sensorial que cria impulsos nervosos, os quais vão do nervo auditivo até o cérebro.

Um problema com qualquer uma dessas partes do ouvido pode levar a uma perda auditiva. Elas que são temporárias, permanentes ou flutuantes, podendo afetar um ou ambos os ouvidos.

Falando especificamente sobre o tímpano perfurado, as perdas auditivas normalmente são temporárias e restabelecidas quando acontece a cicatrização da perfuração!

Causas do tímpano perfurado

Otite

Uma infecção no ouvido médio que geralmente é resultado do acúmulo de líquidos. Portanto a pressão desses fluidos pode causar a ruptura do tímpano.

Barotrauma

É o estresse exercido no tímpano quando a pressão do ar no ouvido médio e a pressão do ar no ambiente estão desequilibradas.

Se a pressão for severa, seu tímpano pode se romper. O barotrauma é frequentemente causado por alterações na pressão do ar associadas às viagens aéreas.

No entanto, também existem outros eventos que podem causar mudanças repentinas na pressão, entre elas estão: atividades de mergulho e golpes direto no ouvido (por exemplo, o impacto do airbag de um automóvel ao se envolver em uma batida).

Trauma Acústico

Um som alto, como um tiro, gera uma onda sonora insuportável, podendo assim causar a perfuração do tímpano.

Objetos estranhos em seu ouvido

Pequenos objetos, como hastes flexíveis (cotonetes) ou grampos de cabelo, podem perfurar ou rasgar o tímpano.

Traumatismo craniano

Lesões graves, como fraturas no crânio, podem causar descolamento ou dano às estruturas do ouvido médio e interno, incluindo o tímpano.

Sintomas do tímpano perfurado

Os sintomas associados a esse trauma normalmente são:

  • Dor de ouvido que pode diminuir rapidamente;
  • Corrimento de pus, com ou sem sangue;
  • Perda da audição;
  • Zumbido ao tocar ou encostar em seus ouvidos;
  • Sensação de tontura ou desequilíbrio;
  • Náuseas e vômitos que podem ser resultados de vertigem;

Como o tímpano perfurado é diagnosticado?

Os sintomas dos tímpanos perfurados podem ser confirmados em uma análise clínica com seu otorrinolaringologista.

Busque ajuda caso perceba um dos sintomas mencionados acima. As orelhas médias e internas são compostas de mecanismos delicados que são sensíveis a lesões ou doenças. O tratamento imediato, então, é importante para preservar sua audição.

Se você tiver algum dos sintomas de um tímpano rompido, o médico fará um exame detalhado com a ajuda de otoscópico – um instrumento com uma luz que é usada para olhar dentro da orelha. Na maioria dos casos, se houver um buraco ou rasgo no tímpano, o médico poderá vê-lo. No entanto, existem casos em que pode haver muita cera e será necessária a drenagem.

Se esse for o caso, o médico pode limpar o canal auditivo ou prescrever soluções otológicas para você usar para ajudar a eliminá-las.

Existem ainda vezes em que o médico usa uma ampola de borracha acoplada ao otoscópio para soprar em seu ouvido. Se o tímpano não estiver rompido, ele se moverá quando o ar o atingir, mas se estiver rompido ele não se moverá pois o ar irá atravessá-lo.

Qual a importância de tratar o tímpano perfurado?

O tímpano perfurado, quando não é corretamente tratado, pode causar complicações, como Perda de Audição, Otites, Colesteatoma e até mesmo o aparecimento de Cistos no ouvido médio.

Buscar ajuda profissional assim que os sintomas aparecerem garantirão que sua saúde auditiva continue em dia e sem complicações.

Tratamentos para tímpano perfurado

O principal tratamento para o tímpano perfurado é a timpanoplastia.

Nessa cirurgia em geral realiza-se um enxerto composto de fáscia, pericôndrio ou cartilagem da própria orelha, para fechar a perfuração.

De acordo com a gravidade da perfuração, podem acontecer danos também aos ossículos da audição (martelo, bigorna e estribo). Nesses casos, além de efetuar a reconstrução do tímpano, também é necessário recompor da melhor maneira possível a cadeia ossicular.

Como evitar ter o tímpano perfurado

As duas maneiras mais importantes que você deve tomar para evitar um rompimento do tímpano são:

  • Evitar colocar qualquer objeto no ouvido – até mesmo para limpá-lo
  • Tratar infecções nos ouvidos imediatamente.

Também é importante consultar um médico para retirar objetos estranhos do ouvido, em vez de tentar removê-lo sozinho.

Uma outra maneira de proteger seus tímpanos é utilizando proteção adequada quando for à piscina ou realizar esportes aquáticos. Um tímpano saudável possui mais resistência a perfurações e caso seja perfurado, a recuperação será mais rápida e eficaz.



Mais de Centro Auditivo Viver