Sensibilidade a sons?


Você se incomoda com sons que outras pessoas mal percebem? Isso é mais comum do que se imagina! Alguns se incomodam com sons repetidos, mesmo que eles sejam baixos, como a mastigação, respiração, deglutição de saliva ou alimentos, tosse, assoar nariz, ou de simplesmente limpar a garganta, por exemplo etc.

Não conseguem conviver com os sons que incomodam enquanto eles estiverem presentes e isso não tem relação com o volume. Além disso, esses sons provocam uma reação INCONTROLÁVEL de raiva e irritabilidade. Esses casos são diagnosticados como MISOFONIA.

Não existe nenhum teste capaz de diagnosticar a misofonia, mas alguns sinais de pessoas com esta condição são comuns e, podem auxiliar a identificar os sintomas, são eles: ficar mais agitado; fugir do local do barulho; evitar algumas atividades devido a pequenos barulhos, como não ir comer fora para não ouvir pessoas mastigando; reagir de forma exagerada a um barulho simples; pedir de forma ofensiva para que o barulho pare.

Este tipo de comportamento pode ainda dificultar as relações com as pessoas mais próximas, pois alguns sons, como tossir, espirrar, mastigar, não podem ser controlados e, por isso, a pessoa com misofonia pode começar a evitar estar com alguns familiares ou amigos que façam o som mais frequentemente.

Além disso, e embora seja mais raro, também podem surgir sintomas físicos como aumento dos batimentos cardíacos, dores de cabeça, problemas de estômago ou dor no maxilar, por exemplo. Não existe um tratamento específico para a misofonia e, por isso, a condição não tem cura. No entanto, existem algumas terapias que podem ajudar a tolerar os sons com maior facilidade, melhorando o convívio.

Uma dessas terapias pode ser realizada com a ajuda de um psicólogo/psiquiatra que vai avaliar e direcionar o melhor caminho. A ideia é substituir os sentimentos negativos que se sente ao ouvir determinados sons. Outras alternativas de tratamento também incluem acrescentar outros barulhos no ambiente para “mascarar” os sons irritantes ou utilizar tampões de ouvido para reduzir a sensibilidade ao som.



Mais de Centro Auditivo Viver