QUAL É O MELHOR MODELO DE APARELHO AUDITIVO?


Nos últimos anos, os modelos de aparelhos auditivos evoluíram, de maneira que, hoje em dia, seja possível encontrar produtos bastante modernos, eficientes e discretos. Além da função primordial, que é a de permitir ouvir com mais nitidez, alguns oferecem vantagens extras.

É o caso dos aparelhos auditivos que se conectam com o celular, possuem controle remoto e mesmo os acessórios que facilitam ouvir os mais diversos sons. Além disso, existem diversos tipos de aparelhos auditivos:

• Retroauriculares, são aqueles mais tradicionais, que se encaixam na parte de trás da orelha.

• Exitem também os intra-auriculares, que são os aparelhos auditivos que ficam dentro do canal auditivo.

É importante saber que mesmo os aparelhos que ficam na parte de trás da orelha foram modernizados e alguns mesmo externos tornaram-se pouco visíveis. Ou seja, a questão da discrição não é mais um problema.

Entre tantas opções, para saber qual é o melhor modelo de aparelho auditivo para você, o melhor caminho é buscar a avaliação de um profissional capacitado, isso porque de acordo com a severidade de cada perda auditiva e de demais peculiaridades de cada pessoa é preferível optar por um ou outro modelo. Além disso, produtos mais modernos e com mais funções costumam ter valores diferenciados.

Portanto, conforme o orçamento de cada pessoa também é possível selecionar os modelos que se adaptem não só as suas necessidades auditivas mas também financeiras. Para saber qual o melhor modelo de aparelho auditivo continue lendo este artigo.

Como escolher o aparelho auditivo?

Os fatores que influenciam na escolha de um aparelho auditivo são, principalmente:

Grau de perda auditiva

Existem quatro níveis de perda auditiva. A perda leve se caracteriza por ouvir as vogais, mas não muitas consoantes, bem como o tique-taque do relógio. Já a perda auditiva moderada ou moderadamente severa, praticamente nenhum som da fala é percebido em volume natural. Só são percebidos sons altos, como o choro de uma criança. Enquanto isso, a perda auditiva severa se caracteriza por ouvir apenas sons graves ou muito altos. Por fim, existe a perda auditiva profunda, que é quando nenhum som da voz é ouvido. No entanto, é possível captar sons como de helicópteros, motocicletas e serras elétricas. Portanto, a avaliação de um profissional habilitado permite que se identifique o grau de perda auditiva da pessoa e, dessa forma, seja possível escolher entre os aparelhos, qual é o mais indicado.É importante você saber que não necessariamente os maiores aparelhos auditivos são os mais potentes. Com a tecnologia empregada nesse setor, até mesmo as pessoas com grandes perdas auditivas podem ter dispositivos bem discretos.

Estilo de vida

O estilo de vida também influencia na escolha do melhor aparelho auditivo. Quem gosta de estar sempre conectado, por exemplo, pode preferir um modelo que se conecte com o seu celular. Já quem costuma frequentar locais com muito ruído pode encontrar muitas vantagens em adquirir além do aparelho auditivo os acessórios que existem no mercado e que ajudam a filtrar os sons. Alguns se assemelham à canetas e são bastante práticos.

Relação com a tecnologia

A relação com a tecnologia é mais um fator importante. Afinal, quem não se interessa muito por ela pode nem se interessar em um modelo com diferentes recursos, preferindo um aparelho mais simples e só com as funções básicas.

Quanto se pode investir

Basicamente, é possível comparar os aparelhos auditivos com os celulares, sendo que quanto mais recursos eles possuem, maior será o valor do produto. Por isso, é importante pesquisar bem para encontrar o produto que ofereça o melhor custo benefício para você. Isso não significa necessariamente ser o mais barato, pois é essencial levar em conta a qualidade e confiança da marca do aparelho auditivo. Afinal, esse produto, que costuma ter uma vida útil de cinco anos, deve atender às necessidades de cada um e garantir a sua qualidade de vida.

Modelos de aparelhos auditivos

Lyric

Esse modelo de aparelho auditivo, da fabricante Phonak, é invisível, permitindo total descrição, além de garantir um som claro de todos as fontes emissoras. Além disso, não exige manutenções diárias e nem é preciso trocar a pilha. Um dos mais modernos da marca, de uso  muito prático e permite que seja usado 24 horas por dia, todos os dias, por meses.

Isso é possível porque com o Lyric, o som entra na orelha externa e desliza de forma natural até próximo da membrana timpânica. Esse mecanismo proporciona um som puro. Já os materiais permeáveis possibilitam que se tome banho e pratique esportes sem ter que ser retirado pra isso.

Phonak Audéo™ B

Esse aparelho auditivo é outro modelo da marca Phonak, sendo também bastante tecnológico, uma vez que se conecta a televisão e a outros dispositivos multimídia, ideal para quem gosta de estar sempre conectado. Além disso, opera por mais de 20 horas.

É indicado para pessoas com graus variados de perda auditiva, permitindo ouvir muito melhor, mesmo em conversas distantes ou com muito ruído. Outro recurso do produto é o AutoSense OS. Com ele, o aparelho auditivo detecta o ambiente ao redor do usuário e consegue ajustar de forma automática o seu volume. Também está disponível em diferentes cores.

Phonak CROS B

Existem ainda modelos de aparelhos auditivos para quem possui perda de audição em apenas um dos ouvidos. É o caso desse outro produto do fabricante Phonak, que permite o entendimento da fala mesmo em lugares com ruídos, uma vez que consegue focar a voz. Além de discreto e confortável, o aparelho auditivo CROS B funciona em comunicação com o outro aparelho e desta forma o paciente consegue perceber sons antes não detectados pelo ouvido “sem audição”.



Mais de Centro Auditivo Viver