NÃO ESTOU OUVINDO DIREITO! POR QUE VOCÊ DEVE PROCURAR AJUDA?


– Evitar depressão e isolamento.

– Sem tratamento adequado o cérebro acaba “esquecendo” como ouvir e falar.  Quando o cérebro não é estimulado por sons durante um período, ele acaba perdendo parte de sua habilidade de processar as informações. Pesquisas indicam que quanto mais tempo o paciente com perda auditiva fica sem tratamento, mais aumenta a probabilidade do cérebro esquecer como deve processar a fala. Mesmo que o tratamento seja implementado, algumas perdas são irreversíveis.

– Em 2011, o Instituto Nacional de Estudos da Idade do Hospital Johns Hopkins dos Estados Unidos, liderado por Dr. Frank Lin, PHD, encontrou uma ligação entre perda auditiva não tratada e demência.  Ao se esforçar para ouvir sem auxílio, o cérebro usa uma habilidade chamada “reserva cognitiva”. O estudo encontrou 30 a 40% maior declínio da “reserva cognitiva” em um ano comparado à pacientes sem perda auditiva.

– A perda auditiva também já foi relacionada à progressão da Doença de Alzheimer; tratamento através de amplificação (aparelhos auditivos), quando indicados, melhorou o prognóstico dos pacientes.

– Segurança – a perda auditiva também é relacionada ao aumento de risco de quedas: por não ouvir instruções; por fraqueza nos músculos devido à isolamento e falta de exercícios físicos; ou por mal uso de medicamento por não entender as instruções do médico.

– A fala e a qualidade da voz também podem ser afetadas.



Mais de Centro Auditivo Viver