EXISTE APARELHO AUDITIVO INVISÍVEL?


Muitas pessoas que deveriam usar um aparelho auditivo possuem uma grande resistência para fazerem isso. Em parte, isso acontece porque não desejam ter um dispositivo visível em sua orelha, já que alguns tipos de aparelhos ficam atrás da orelha.

Porém com o aparelho poderão ouvir muito melhor, evitando situações desagradáveis que podem até mesmo levar ao seu isolamento.

Mesmo assim, é esse o motivo de, não raro, as pessoas procrastinarem aquilo que é inevitável: buscar a orientação médica e começar a usar um aparelho auditivo. De qualquer forma, a boa notícia para quem pensa assim é que esses dispositivos evoluíram bastante ao longo dos anos.

Isso quer dizer que a tecnologia empregada neles, além de tornar ainda melhor a sua eficiência auditiva, permitindo que os seus usuários, cada vez mais, ouçam melhor, também influenciaram o seu tamanho. Assim, hoje, é possível encontrar modelos muito pequenos.

Além disso, existem os chamados aparelhos auditivos invisíveis, pois eles não são vistos por outras pessoas, permanecendo totalmente escondidos. Isso acontece porque ele fica dentro do canal auditivo, garantindo 100% de invisibilidade.

Modelo invisível Lyric da Phonak

O modelo Lyric é um aparelho auditivo da marca Phonak totalmente invisível. Também conta com muitas outras vantagens, como oferecer um som claro e natural, não exigir manutenções diárias, nem a necessidade de trocar a pilha com a mesma frequência de outros modelos.

O Lyric é um produto que pode permanecer no ouvido do usuário 24 horas por dia, durante meses. Isso é possível porque ele foi desenvolvido com uma tecnologia que o protege da umidade, assim, não é preciso removê-lo para tomar banho.

Essa proteção contra a umidade permite ainda que a sua durabilidade seja maior. Por isso, mesmo que possua um preço superior a outros modelos, essa vantagem deve ser levada em consideração na hora de avaliar o custo-benéficio de cada modelo.

Quem usa o aparelho auditivo invisível pode ainda dormir sem ter que tirá-lo, praticar atividades físicas e realizar as suas demais tarefas diárias sem preocupação. Essa possibilidade de ficar com o dispositivo por muito mais tempo se deve ainda pela sua autonomia de bateria.

Além disso, a tecnologia do aparelho auditivo invisível permite que o som entre na orelha externa e avance de maneira natural até a membrana timpânica. Com isso, é possível obter um som puro para os seus ouvidos.

Tudo isso proporciona uma melhor localização e compreensão da fala, o que é garantido até mesmo em situações de ruído. Assim, quem usa esse produto pode se comunicar com mais facilidade com as pessoas, já que o grau de entendimento é maior.

Como é usar o Lyric da Phonak

Mesmo que a bateria tenha uma durabilidade maior que os demais modelos de aparelhos auditivos, quem usa o invisível Lyric pode ter uma autonomia que varia de 45 a 120 dias. Essa variação depende das condições individuais de cada paciente.

Já para ser 100% invisível, o Lyric é adaptado profundamente no ouvido, por isso, outro de seus benefícios é o fato de oferecer ao usuário um belo e limpo som. Para tanto, o seu fabricante teve que investir muito em novas tecnologias.

Tanto avanços em relação à acústica, tamanho, fornecimento de energia e processamento foram necessários. Além disso, o produto é fabricado com abas de material macio, a fim de aumentar o conforto e o nível de adaptação.

Em geral, estima-se que o período de adaptação do aparelho auditivo invisível não seja maior do que duas semanas. O Lyric também pode ser removido pelo próprio usuário quando preciso.

Para tanto, é preciso do auxílio de uma ferramenta chamada SoundLync, que também serve para ajustar o seu volume. O aparelho auditivo invisível permite ainda que o seu usuário faça uso de fones de ouvido externos e mesmo de protetores auriculares.

Porém, não deve utilizar fones de ouvido internos ou tampões. Ao utilizar esse aparelho é possível ter uma vida normal, fazendo uso ainda de celulares e telefones fixos e sem correr o risco de acionar detectadores de metal.

Mas é preciso remover o Lyric ao realizar ressonância magnética. Já ao fazer exames de raio X e tomografia computadorizada é possível permanecer com o dispositivo, a não ser que o exame seja da cabeça ou do ouvido.

Além disso, outro cuidado é que mesmo sendo resistente à água, o aparelho não pode ser usado em mergulhos.

Quem pode usar o modelo invisível

Por mais que o aparelho auditivo invisível seja um sonho para muitas pessoas, a questão é que nem todas estão aptas a escolher por esse modelo. No caso do Lyric da Phonak, ele é adequado a quem possui perda auditiva de grau leve a moderadamente severo.

De qualquer forma, apenas um profissional especialista pode indicar ou não o uso do aparelho auditivo invisível. Afinal, além do grau de surdez, é preciso levar em consideração outros aspectos, como o formato e o tamanho do canal auditivo de cada pessoa.

Estilo de vida e condições médicas são outros fatores normalmente levados em conta quando se quer escolher o melhor aparelho auditivo para voltar a escutar com qualidade. Por outro lado, quem não pode usar o modelo invisível tem a opção de outros modelos discretos.

Hoje em dia, há uma imensa oferta de aparelhos para todas as necessidades e orçamentos. Muitos deles podem ficar mais ou menos dentro do canal auditivo, sendo pouco visíveis.

E mesmo os modelos atuais dos dispositivos que ficam parte atrás da orelha se tornaram muito menores e discretos também.

Além disso, mais um dos fatores que permitiu isso é porque os aparelhos auditivos são disponibilizados em diferentes tons de pele, combinando com todas as pessoas.



Mais de Centro Auditivo Viver