Cuidados com a audição: Saiba o que é preciso fazer para evitar a perda auditiva

cuidados com a audiçao

9 Dicas aumentar os cuidados com a audição

Use protetores auriculares em ambientes ruidosos

Ambientes ruidosos são um dos principais motivos para perdas auditivas. Estima-se que 15% das perdas auditivas têm como causa o stress sonoro gerado pelos ruídos em excesso. Então, se você trabalha em ambientes barulhentos, utilize protetores auriculares! Eles não são caros e você pode obtê-los facilmente em farmácias ou casas especializadas.

Até mesmo os músicos devem utilizar protetores auriculares. Nesse caso existe um modelo especial que permite a passagem do som, reduzindo apenas a quantidade do ruído. Aqui no Centro Auditivo Viver você pode encontrar protetores feitos sob medida, entre em contato conosco!

Abaixe o volume dos aparelhos

volume dos fones

Fones de ouvido ou headsets foram feitos para oferecer conforto ao ouvir música, conversar ou trabalhar, no entanto eles se tornaram grandes vilões da saúde auditiva. Ao manter um alto volume, esses dispositivos acabam gerando estresse auditivo, podendo resultar, portanto em perdas auditivas.

Mantenha o volume moderado e não aumente o volume dos fones para reduzir os barulhos externos. Nesses casos utilize modelos que possuem uma melhor isolação acústica.

Descanse os ouvidos

Quando nossos ouvidos ficam expostos por muito tempo em ambientes ruidosos (shows, casas noturnas, bares, etc.) é importante descansar os ouvidos. Sempre que possível deixe o local e vá para o lado de fora por 5 minutos para dar um descanso aos seus ouvidos.

Especialistas afirmam que os ouvidos precisam de aproximadamente 16 horas para se recuperar de uma noite com música alta. Então dê um descanso à sua audição durante a noite, você se sentirá melhor no dia seguinte e seus ouvidos irão te agradecer!

Pare de usar cotonetes nos ouvidos

cotonete nos ouvidos

É muito comum encontrar quem utilize hastes flexíveis (os famosos Cotonetes) para limpar a cera do canal auditivo, mas elas não são uma boa ideia. Um pouco de cera nos ouvidos não é apenas normal, mas também importante.

Nossas orelhas são órgãos com a capacidade de efetuar sua própria limpeza e a cera existe para impedir que a poeira e outras partículas prejudiciais entrem no canal. Além disso, inserir qualquer objeto dentro do ouvido pode danificar órgãos sensíveis como o tímpano.

Se você considera que possui excesso de cera nos ouvidos, não insira nada no canal auditivo, utilize uma toalha úmida ou lenços umedecidos para limpar as orelhas externamente. Você também pode usar a solução de remoção de cera de ouvido por algumas noites. A loção suaviza a cera para que ela seja liberada.

No caso de dúvida, consulte um especialista da área pois eles te orientarão sobre como proceder ou até farão a limpeza em seu ouvido.

Utilize remédios apenas com autorização médica

Você sabia que alguns medicamentos podem afetar sua capacidade auditiva? Por esse motivo utilize remédios apenas com prescrições médicas e evite a automedicação.

Normalmente anti-inflamatórios não-esteroidais, como aspirina e ibuprofeno, podem contribuir para a perda auditiva. Discuta os medicamentos com o seu médico e tome-os apenas quando for necessário.

Cuidado com a umidade

Seque corretamente seus ouvidos e orelhas. O excesso de umidade pode permitir que as bactérias entrem e ataquem o canal auditivo.

Essas bactérias podem causar o “ouvido do nadador” e até outros tipos de infecções inimigas da saúde auditiva. Portanto, após o banho, piscina ou ao sair da praia, certifique-se de secar gentilmente os ouvidos. E, se você perceber que há excesso de água no ouvido, incline a cabeça para o lado e puxe levemente o lóbulo da orelha para tirá-la.

Além disso, você pode garantir que seus ouvidos permaneçam secos e saudáveis ​​usando os tampões de ouvido como aqueles dos nadadores. Esses tampões bloqueiam a entrada de água no canal auditivo e podem ser utilizados, tanto para adultos como para crianças.

Pratique exercícios

exercicios para audição

A inclusão de exercícios físicas em sua rotina contribuirá também para manter sua saúde auditiva! Exercícios como caminhar, correr ou andar de bicicleta, fazem com que o sangue seja bombeado para todas as partes do corpo, incluindo os ouvidos. Isso ajuda todo o canal auditivo a permanecer saudável ​​e trabalhando com o máximo de seu potencial.

Controle o estresse

Se você ouve zumbidos temporários, pode ser que esteja com uma rotina muito estressante. Os atos níveis de estresse fazem com que seu corpo entre em modo de defesa, aumentando, assim, os índices de adrenalina do seu corpo.

Esse processo coloca muita pressão em seus nervos, fluxo de sangue, calor corporal e muito mais. É comum que essa pressão atinja o ouvido interno e gere os sintomas do zumbido temporário.

Faça exames regularmente

Peça ao seu médico de confiança para inserir exames de audição em seu próximo checkup.

Como a perda auditiva se desenvolve gradualmente, é recomendado ter consultas anuais de audição com um profissional especializado. Dessa forma, você reconhece os sinais de perda auditiva precocemente, evitando que o problema se agrave ainda mais.

exames auditivos

Faça um favor para seus ouvidos e agende uma consulta com um profissional hoje mesmo. Quanto antes você obtiver um diagnóstico de perda auditiva maiores serão suas chances de tratamento!

 



Mais de Centro Auditivo Viver