Crianças e Aparelhos Auditivos Infantis – Cuidados Necessários

Aparelhos Auditivos Infantis

Mesmo crianças podem apresentar perda auditiva e terem que começar a usar aparelhos auditivos. Quando se toca neste assunto, é preciso estar ainda mais atento aos cuidados necessários. Afinal, elas gostam de brincar e isso deve ser colocado na balança antes da escolha e do uso do dispositivo mais adequado.

Apresentar algum nível de surdez até os três anos, pode ter um grande impacto não só no desenvolvimento da fala, mas também nas habilidades cognitivas. Além disso, a criança com essa deficiência pode ter distúrbios articulatórios e dificuldades na socialização.

No entanto, com o diagnóstico precoce é possível garantir reabilitação auditiva, bem como evitar as consequências do quadro. Para saber curiosidades e particularidades sobre aparelhos auditivos infantis, como cuidados necessários e demais dicas, continue lendo este artigo.

Como é o diagnóstico infantil da perda auditiva

O diagnóstico da perda auditiva em crianças é muito parecido ao que é feito em adultos. Porém, o mais comum é que seja realizada a audiometria infantil, um exame apropriado para atender bebês e os pequenos de até quatro anos.

Em crianças, é ainda mais importante realizar um diagnóstico precoce, o que pode evitar complicações posteriores de aprendizado da linguagem e da fala. Para tanto, o bebê ou criança permanece no colo da mãe, pai ou outro responsável enquanto o exame acontece.

Ambos devem estar dentro de uma cabine com isolamento acústico, sendo que o paciente deve estar com fones de ouvido. O exame pode ser feito ainda sem eles, o chamado exame em campo livre.

Para ser eficaz, o procedimento utiliza técnicas lúdicas para envolver o pequeno no teste. O fonoaudiólogo, que é o profissional que deve realizar o exame, pode pedir a ele para realizar uma tarefa, sendo que os resultados são obtidos de acordo com a reação do paciente.

Além de identificar o desenvolvimento normal da audição, fala e linguagem, a audiometria infantil pode perceber deficiência auditiva, mesmo que seja de grau leve. Vale dizer que o exame também pode ser solicitado em situações de cirurgia devido à otite secretora e mesmo para ajudar na reabilitação auditiva.

Como agir com a criança com perda auditiva

Durante o período de teste, enquanto não se sabe exatamente o grau da perda auditiva da criança, especialistas explicam que é importante que os pais e os demais cuidadores continuem interagindo com ela.

Falar com as crianças, cantar canções e brincar com as mãos contribuem muito para a estimulação da sua audição, mesmo que haja alguma perda. Outra dica é levar o seu rosto para perto da criança enquanto conversa com ela, além de usar a expressão facial.

Quando o problema é diagnosticado, é preciso, juntamente com um profissional competente, escolher o melhor aparelho auditivo conforme o grau de perda auditiva detectado. A criança também deve iniciar terapia fonoaudiológica.

Os pais e outros responsáveis pela criança ou bebê com algum problema de audição podem ainda ter um diário para relatar o seu desenvolvimento. Com isso, o histórico pode funcionar como fonte de pesquisas, a fim de acompanhar o progresso do pequeno.

Também é preciso que os pais tenham consciência que o aparelho vai proporcionar uma melhor qualidade de vida ao seu filho, porém, não restabelecer totalmente a sua audição. Ou seja, o dispositivo permite que a criança viva da maneira mais normal possível.

Como é a fase de adaptação nas crianças com o aparelho

Em adultos, a fase de adaptação do aparelho auditivo pode ser bastante difícil e delicada, e com a criança não é diferente, já que elas podem nem estar compreendendo o porquê deve usar o dispositivo na orelha.

Por isso, além de muita paciência, os pais devem dar a assistência necessária a ela. A aceitação do aparelho auditivo também depende, em grande parte, das pessoas que estão ao seu redor.  Assim, é necessário que elas elogiem a criança e as encoraje a usá-lo.

Também é importante que seja feito um calendário do aparelho auditivo, onde você vai anotar quantas horas por dia o seu filho utiliza o dispositivo. Ali, devem ainda estar outras informações relevantes, associadas à aceitação ou mesmo a resistência ao aparelho.

Os pais podem fazer um esquema de recompensas atrelada ao uso ou não do dispositivo, a fim de estimular a criança a aceitar melhor esse novo contexto. A recompensa pode ser feita por meio de selos autoadesivos.

Mais uma recomendação é que os pais ensinem a criança a falar o próprio nome. Essa atitude é fundamental para iniciar um diálogo com ela. O contato visual ao chamá-los e mantê-lo durante a conversa também é primordial.

Um exercício muito importante é apontar para uma fonte de ruído quando ela emite seu som e colocar as mãos nas orelhas e dizer “Eu ouvi isso!”. Dessa maneira, a criança fica mais atenta aos sons.

Já para saber como está a adaptação da criança ao aparelho auditivo é necessário observar e anotar as alterações no modo como ela pronuncia as palavras. Se utiliza mais vogais ou consoantes quando produz ruídos, por exemplo.

Dicas para crianças que usam aparelhos auditivos

Quanto mais a criança usar o aparelho auditivo, mais facilmente ele vai se adaptar a ele. Além disso, existem algumas outras atitudes que os pais devem ter para contribuir com esse objetivo. Veja quais são elas:

  • Não fale pela criança, deixe que ela mesma se comunique com os outros;
  • Elogie-a quando conseguir ouvir corretamente;
  • Encoraje o seu filho a fazer amizades;
  • Ajude a criança a se tornar independente;
  • Não haja com a criança de forma diferente;
  • Dê responsabilidades ao pequeno em conformidade a sua idade;
  • Fale abertamente sobre a perda auditiva, mas não só sobre isso; diga que deficiência dela não a resume;
  • Procure profissionais da escola que possam lidar com crianças com perda auditiva;
  • Busque a experiência de outras crianças e mesmo adultos que usam aparelhos auditivos;
  • Converse com o pequeno em volume normal, sem se afastar mais do que dois metros;
  • Sempre deixe os barulhos do ambiente no volume mínimo possível;
  • Refaça uma frase quando a criança não entende e não a repita da mesma forma.



Mais de Centro Auditivo Viver


  • Audiometria: O que é, como funciona e quando fazerAudiometria: O que é, como funciona e quando fazer
    Qualquer um, independentemente da idade, pode sofrer com a perda da audição. Segundo o IBGE (Índice Brasileiro de Geografia e Estatística) no Brasil existem quase dez milhões de pessoas […]


  • ZUMBIDO NO OUVIDO PODE SER UM PROBLEMA GRAVE?
    O zumbido é uma condição que afeta muitas pessoas, causando desconforto e prejudicando a qualidade de vida. Porém, nem sempre é possível resolver com rapidez esse problema, pois suas […]


  • Aparelhos auditivos potentes para perda auditiva profundaAparelhos auditivos potentes para perda auditiva profunda
    Em algumas pessoas, a perda da audição pode ser gradativa, principalmente quando a causa é o envelhecimento. Afinal, como acontece com as demais funções do organismo, a audição também é […]


  • Aparelhos AuditivosComo funcionam os aparelhos auditivos?
    Você sabe que os aparelhos auditivos são instrumentos muito eficientes no auxílio de uma melhor audição, mais clara e alta, não é mesmo? Hoje em dia, é possível encontrar uma grande oferta […]


  • FGTS Poderá ser Utilizado na Aquisição de Aparelhos Auditivos
    Em algumas situações, o valor de um aparelho auditivo de qualidade pode sair mais do que o esperado ou do que o orçamento permite custear. Mas saiba que o FGTS – Fundo de Garantia por […]


  • COMO SABER SE PRECISO DE UM APARELHO AUDITIVO?
    A audição, de modo semelhante aos demais sentidos, com o passar do tempo, se desgasta, perdendo a sua eficiência. Dessa maneira, assim como muitas pessoas precisam começar a usar óculos em […]


  • saude auditivaSaúde Auditiva: Por que você não pode deixá-la de lado?
    No Brasil o assunto saúde ainda é tratado como um tabu por muitos. Por incrível que pareça, há quem diga que ir ao médico é sinônimo de procurar doença. Por outro lado, quem se preocupa […]


  • APARELHO AUDITIVO: MENOR É MELHOR?
    Um dos grandes desafios de muitas pessoas que precisam usar aparelhos auditivos é perder a vergonha de serem vistos com eles. Embora isso não seja razão para evitar a utilização do […]


  • O Auxílio do Fonoaudiólogo para Perda AuditivaO Auxílio do Fonoaudiólogo para Perda Auditiva
    Um dos principais profissionais da saúde quando o assunto é perda auditiva é o fonoaudiólogo, profissional que vai contribuir de forma decisiva para a qualidade de vida do paciente com […]


  • graus de perda auditivaEntenda os diferentes graus de perda auditiva: Leve, moderada, severa e profunda
    A deficiência auditiva possui diferentes níveis, que são: leve, moderada, severa ou profunda. Identificar cada um deles oferece maiores chances de sucesso na escolha do tratamento. O que […]


  • Crianças tem Zumbido ?
    Assim como a perda auditiva, zumbido também é um assunto que muitos julgam pertencer somente ao público adulto/idoso. Mas para a surpresa de todos, crianças também podem sofrer disso e de […]


  • A Importância do Aparelho Auditivo para IdososA Importância do Aparelho Auditivo para Idosos
    Muitas pesquisas realizadas em diferentes países mostram como ainda, hoje em dia, existe uma grande resistência dos idosos na hora de aderir ao uso do aparelho auditivo. As razões para […]


  • PERDA AUDITIVA: PRECISO UTILIZAR APARELHO AUDITIVO?
    Engana-se quem pensa que apenas indivíduos de idade avançada precisam de aparelho auditivo. Hoje em dia, pessoas de todas as idades podem necessitar do dispositivo. Embora sejam vários os […]


  • De que lado veio esse som?
    Uma das principais queixas de quem tem perda auditiva (mesmo aquelas de grau leve), é acompanhar o diálogo em ambientes ruidosos e a capacidade reduzida de localização sonora (saber de que […]


  • Medo da perda Auditiva Neurossensorial? Causas e Tratamentos!Medo da perda Auditiva Neurossensorial? Causas e Tratamentos!
    Foi-se o tempo que usar aparelho auditivo era algo relacionado apenas à terceira idade. Por mais que o envelhecimento seja um dos principais motivos para o déficit auditivo, o problema […]


  • USO DE APARELHOS AUDITIVOS NO ALÍVIO DO ZUMBIDO
    Chiado da panela de pressão dentro cabeça? Som da cigarra no ouvido? Que Barulho é esse??? É zumbido!!Ele pode ser um chiado ou apito, constante ou intermitente, alto ou baixo, incomodar […]


  • CERA NO OUVIDO? POR QUÊ? PARA QUE? O QUE EU FAÇO?
    Você já teve a sensação de estar com o ouvido tampado, ou de estar ouvindo os sons um pouco abafados? Então, pode ser que seja pela presença de cerúmen (a famosa cera de ouvido) no conduto […]


  • EXISTE APARELHO AUDITIVO INVISÍVEL?
    Muitas pessoas que deveriam usar um aparelho auditivo possuem uma grande resistência para fazerem isso. Em parte, isso acontece porque não desejam ter um dispositivo visível em sua orelha, […]


  • QUAL É O MELHOR MODELO DE APARELHO AUDITIVO?
    Nos últimos anos, os modelos de aparelhos auditivos evoluíram, de maneira que, hoje em dia, seja possível encontrar produtos bastante modernos, eficientes e discretos. Além da função […]


  • ZUMBIDO NO OUVIDO: DEVO USAR APARELHO AUDITIVO?
    São muitas as razões que indicam a necessidade de uma pessoa ter que usar aparelho auditivo. Entre elas, está o zumbido no ouvido, uma vez que esse sintoma pode mostrar que o indivíduo […]


  • Dores no ouvido: O que fazer?
    Os problemas no ouvido causam muito desconforto para as pessoas. A otite, por exemplo, trata-se a uma inflamação no ouvido médio, que é um pequeno espaço cheio de ar localizado atrás do […]


  • APARELHOS AUDITIVOS – QUAIS OS PREÇOS MÉDIOS E VANTAGENS DE CADA MODELO?
    Seja por conta de danos à audição, seja devido à idade avançada ou mesmo em decorrência de acidentes e doenças infecciosa ocorridas ao longo da vida, muitas pessoas precisam usar um […]


  • ONDE OBTER O MELHOR APARELHO AUDITIVO?
    Aparelhos auditivos são produtos que podem ser imprescindíveis em diferentes situações, por motivos variados e por pessoas de todas as idades. Hoje em dia, existe uma ampla oferta de […]


  • Rolha de Cera – Causas, Tratamento e Prevenção
    Uma pergunta muito frequente dos pacientes durante a avaliação, é sobre o tema: cera no ouvido. Há aqueles que nem sabem sobre o assunto, mas há aqueles que sabem e dão um “jeitinho” de […]


  • Diferença entre Aparelhos Auditivos e Amplificadores de SomDiferença entre Aparelhos Auditivos e Amplificadores de Som
    Aparelhos auditivos e amplificadores de som ajudam a capacidade de ouvir das pessoas. No entanto, mesmo que em um primeiro momento pareçam muito iguais, a verdade é que esses dois […]


  • Sensibilidade a sons?
    Você se incomoda com sons que outras pessoas mal percebem? Isso é mais comum do que se imagina! Alguns se incomodam com sons repetidos, mesmo que eles sejam baixos, como a mastigação, […]


  • EM 2017, EU QUERO OUVIR!
    Você já não ouve como antes, as pessoas precisam repetir o que disseram diversas vezes até que você entenda, você fica deslocado quando está com um grupo de pessoas e fica sem graça de […]